Kit Junho/2019

Kit Junho/2019

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 05/06/2019 21:26:29

Olá, assinantes!
Este mês nossos queijos vem de Minas Gerais e Santa Catarina.
 
O queijo Gir é produzido por Túlio Madureira, na região do Serro. Esta região, assim como já informamos sobre a Canastra, também é composta por uma série de municípios que, comprovadamente, resguardam o “saber fazer” secular destes queijos. Túlio vem de uma família de produtores tradicionais e foi um dos primeiros a resgatar o processo de maturação que trouxe a devida valorização aos queijos desta região nos últimos anos.
 
O queijo Braúnas, produzido por Ewerton de Almeida, vem de Diamantina, na chamada “Cordilheira do Espinhaço”, a mil e trezentos metros de altitude. Os produtores da regiao iniciaram há pouco tempo o processo de maturação de seus queijos. A altitude e o clima úmido dão o toque especial ao Braúnas que, junto a um seleto grupo, vem se destacando na região.
 
O Grana dos Laura é um representante da queijaria Santo Antônio, em Passa Quatro. João Antônio resgatou uma receita de seu avô, inspirada no famoso Grana Padano italiano. A Queijaria produz uma série de queijos surpreendentes unindo tradição e inovação.
 
Já o Carrancas é um legítimo representante da região do Campo das Vertentes. Produzido na cidade de mesmo nome, é uma versão menor e cilíndrica do tradicional Bicas da Serra. José Orlando é um produtor bem ativo que vem contribuindo para o desenvolvimenrto daquela região queijeira.
 
Nosso representante Catarinense é o Curado de Ovelha da Queijaria Gran Paladare. O empresário Jorge Zanotto, fundou a queijaria em 2007, depois de ter passado pela experiência de produzir queijo em casa para os amigos. A opção pelo trabalho com queijos de leite cru de ovelha, aliada a um rigoroso controle de processos, resulta em queijos especiais e autênticos.
 
GIR (MG) – Produtor Túlio Madureira, municipio do Serro. Queijo de leite cru de vaca. Maturacao média de 40 dias. Casca rugosa, massa compacta. Sabor levemente ácido, com sal equilibrado.
 
BRAÚNAS (MG) – Produtor Ewerton Nascimento, cidade de Diamantina. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 50 dias. Casca rugosa, massa branca, compacta, untuosa e aromas florais.
 
GRANA DOS LAURA (MG) – Queijaria Santo Antonio. Cidade de Passa Quatro. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 6 meses. Casca firme, massa quebradiça e untuosa. Alguns cristais de sal.
 
CARRANCAS (MG) – Produtor José Orlando. Cidade de Carrancas. Queijo de leite cru de vaca. Maturaçao media de 30 dias. Casca fina rugosa, com pontos de mofo branco, massa compacta e macia. Sabor lácteo.
 
CURADO DE OVELHA (SC) – Queijaria Gran Paladare, cidade de Chapecó. Queijo de leite cru de ovelha. Maturação média de 6 meses. Leve picância, untuoso, massa firme e sabor delicado e autêntico.
 
Conservação:
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos meia hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
 
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação e até a próxima!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Maio/2019
Kit Maio/2019
Expedição Gastronômica - Terras Altas da Mantiqueira
Expedição Gastronômica - Terras Altas da Mantiqueira
Kit Abril/2019
Kit Abril/2019
Kit Março/2019
Kit Março/2019
Kit Fevereiro/2019
Kit Fevereiro/2019

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.