3501354653231616
Kit Dezembro/2020

Kit Dezembro/2020

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 06/12/2020 18:14:31

BOAS FESTAS! 
 
Olá, assinantes! Que ano desafiador, hein? Desejamos que nesse mês todos possam suavizar um pouco a carga e celebrar a vida, a amizade, a família e o amor! Para contribuir um pouquinho, junto com a seleção dos queijos enviamos também um potinho de mel para harmonizar! Produto cru e livre de pesticidas, O Mel da Terra Verde, produzido em Nova Friburgo (RJ), busca aliar a preservação da Natureza aos sabores autênticos. Uma delícia. Esperamos que gostem! 
 
Vamos aos queijos..
A cidade de Alagoa em Minas Gerais é a “jóia da coroa” dos queijos da Mantiqueira. Uma tradição secular inspira os produtores que seguem uma receita de origem italiana. Nosso amigo Francisco Humberto é um deles. Muito ativo, curioso e estudioso, Humberto matura algumas peças no porão de casa, o que garante uma identidade particular aos seus queijos. Hoje trazemos o queijo Capital.
O representante Catarinense é o Curado (6 meses) de Ovelhada Queijaria Gran Paladare. O empresário Jorge Zanotto, fundou a queijaria em 2007, depois de ter passado pela experiência de produzir queijo em casa para os amigos. A opção pelo trabalho com queijos de leite cru de ovelha, aliada a um rigoroso controle de processos, resulta em queijos especiais e autênticos.
Da fazenda Atalaia trouxemos o Taipa. Quem está há mais tempo conosco já conhece a produção do Paulo e da Rosana, mas é sempre bom apresentá-los para os que estão chegando agora no Clube. O casal vem se dedicando aos queijos artesanais há 20 anos. A fazenda, com mais de 100, tem origem no cultivo do café, e algumas instalações originais estão mantidas até hoje para a cura dos queijos em condições naturais de temperatura e umidade. Produzem mais de uma dúzia de queijos de diferentes perfis.
O Capril Rancho das Vertentes foi criado em setembro de 2014 em Barbacena por Edson da Costa Cardoso, Eloisio Francisco e suas respectivas esposas Sandra Canton Cardoso e Rosangela Canton Francisco, com foco em produção e venda de leite de cabra. Em 2015, planejaram e criaram toda a parte do laticínio para produção de queijos artesanais, produzidos apenas com leite próprio. Em 2016 encerraram a venda de leite e passaram a se dedicar exclusivamente aos produtos lácteos. A partir daí foram muitos cursos e formações da equipe e premiações nacionais e internacionais. Sem dúvida, é um dos principais produtores de queijo de cabra do país. Trouxemos o delicioso Faixa de Carvão.
A fazenda Santa Luzia, de Martin e Maristela, tem a queijaria artesanal com o registro oficial mais antigo do estado de São Paulo. Eles apostaram no gado Simental, incomum por aqui, mas que produz um leite excepcional. Têm em torno de uma dúzia de queijos diferenciados, inovadores, que já conquistaram o público. Assim como Paulo e Rosana (da fazenda Atalaia) também fazem parte do “Caminho do Queijo Paulista”, grupo de produtores que se uniram para divulgar a produção do estado e trocar experiências. Deles, trouxemos o queijo Simental,já conhecido de nossos assinantes mais antigos e sucesso de crítica!
 
CAPITAL (MG) – Queijaria Capital, cidade de Alagoa. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 70 dias em prateleiras de madeira no porão. Casca firme e rugosa. Massa firme, preservando untuosidade, com leve picância e dulçor. Sabor acentuado.

CURADO DE OVELHA (SC)– Queijaria Gran Paladare, cidade de Chapecó. Queijo de leite cru de ovelha. Maturação média de 6 meses. Leve picância, untuoso, amanteigado, massa firme de sabor delicado e autêntico.

TAIPA (SP) – Fazenda Atalaia, cidade de Amparo. Queijo de leite de vaca, de massa prensada e maturação média de 70 dias. Casca firme, massa com algumas olhaduras. Sabor suave, leve amanteigado. Inspirado no queijo Samsoe dinamarquês.

FAIXA DE CARVÃO (MG) – Cidade de Barbacena. Capril Rancho das Vertentes. Queijo de leite cru de cabra, com maturação média de 50 dias. Inspirado no Morbier Francês. Casca firme, massa  compacta com uma faixa de carvão em alecrim no sentido horizontal. Sabor característico. 

SIMENTAL (SP)– Fazenda Santa Luzia, cidade de Itapetininga. Queijo de massa semi-cozida e casca lavada. Maturação média de 40 dias. Tem a casca e interior de cor alaranjada devido à adição de corante vegetal de urucum. De sabor suave e textura macia, cremosa. Leva esse nome em homenagem à raça da vaca que produz o leite.
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos uma hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Abril/2021
Kit Abril/2021
Kit Março/2021
Kit Março/2021
Kit Fevereiro 2021
Kit Fevereiro 2021
Kit Janeiro/2021
Kit Janeiro/2021
Kit Novembro/2020
Kit Novembro/2020

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.