186836706416119
Kit Julho/2021

Kit Julho/2021

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 04/07/2021 22:12:26

Vamos aos queijos do mês!
 
1.Na região do Cerrado mineiro, município de Abadia dos Dourados, Antonio Costa e sua mãe, Bernadette, cuidam da produção do queijoCarranca, que já tem história de família, mas que só se estabeleceu comercialmente há menos de 3 anos. A estrutura da queijaria, aliada à mata que os cerca e a proximidade com o rio Paranaíba garantem alta umidade que promove um excelente trabalho no queijo. Típico queijo de fã clube com restrito acesso!

2.Segundo mineiro da lista é o Juá. Produzido pela 5ª geração da família Costa, na fazenda frutuoso Limoeiro, na cidade de Alvorada de Minas. Da clássica microrregião queijeira do Serro, a receita deste queijo foi trazida para o Brasil no século XVIII por portugueses que vieram da região da Ilha dos açores. Em Minas, a técnica foi adaptada e o queijo da microrregião do Serro, mais úmido e ácido, ganhou seu próprio terroir.

3. Fechando a seleção mineira, trouxemos o queijo Mantiqueira de Minascurado da fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu. A família tem tradição leiteira há quatro gerações. Era tanto leite que o casal Eduardo e Marisol, desde 2003, já faziam uns queijinhos para família e amigos. Quando veio a greve dos caminhoneiros, em 2018, não havia como escoar o leite e muitos produtores da região tiveram que jogar fora milhares de litros. Eles não, a produção foi toda transformada em queijo. Foi o empurrão que precisavam para o novo negócio. Hoje a fazenda produz cada vez mais queijo e vende cada vez menos o leite.

4.Da fazenda Atalaia trouxemos o Trilha. Quem está há mais tempo conosco já conhece a produção do Paulo e da Rosana, mas é sempre bom apresentá-los para os que estão chegando agora no Clube. O casal vem se dedicando aos queijos artesanais há 20 anos. A fazenda, com mais de 100, tem origem no cultivo do café, e algumas instalações originais estão mantidas até hoje para a cura dos queijos em condições naturais de temperatura e umidade. Produzem mais de uma dúzia de queijos de diferentes perfis e colecionam vários prêmios.

5.Da queijaria Bolderini, em Pindamonhangaba trouxemos o Malacaxeta. Os Bolderini também são daquelas famílias que resolveram retornar às origens. Em maio de 2018, Felipe Bolderini e sua esposa Talita, 5ª geração da família no sítio, deixaram para trás suas carreiras na área industrial e iniciaram uma pequena produção artesanal de queijos, resgatando a tradição e, ao mesmo tempo, inovando em suas receitas. Seus queijos tem bastante originalidade e por isso sempre estão conosco.
 
CARRANCA (MG) – Cidade de Abadia dos Dourados. Fazenda Carranca. Região do Cerrado Mineiro. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 50 dias. Casca firme amarelada com pontos de mofos naturais, massa compacta, branca. Sabor lácteo.

JUÁ (MG) – Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 50 dias. Sabor intenso com notas de cogumelos frescos pela presença do mofo, leve picância e acidez características do terroir do Serro. Casca rústica tomada por mofos naturais e miolo semi-macio.

MANTIQUEIRA DE MINAS (MG) - Queijo de leite cru de vaca e massa semi cozida. Maturação média de 180 dias no porão da fazenda. Casca firme, massa amarela, quebradiça, granulada. Sabor levemente picante e floral.

TRILHA (SP) – Fazenda Atalaia, cidade de Amparo. Queijo de leite de cabra, maturação média de 90 dias, na antiga tulha de café da fazenda. Casca rústica e firme, massa fechada, de paladar delicado.

MALACAXETA (SP) – Queijo de leite de vaca. Maturação média de 50 dias. Casca coberta com fina camada de mofos naturais. Massa cremosa, com muitas olhaduras. Sabor suave e levemente amanteigado.
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos uma hora antes de degustar. Podem aparecer pontos de mofo durante o tempo de geladeira. Quando não forem naturais do queijo, basta retirar essa parte. 
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Junho/2021
Kit Junho/2021
Kit Maio/2021
Kit Maio/2021
Kit Abril/2021
Kit Abril/2021
Kit Março/2021
Kit Março/2021
Kit Fevereiro 2021
Kit Fevereiro 2021

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.