Kit Maio/2022

Kit Maio/2022

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 09/05/2022 21:13:24

Olá, assinantes, vamos aos queijos do mês!
 
CARBONCINO (MG) – Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 40 dias, fermentado com iogurte natural da fazenda. Massa semi cozida, compacta e semicremosa. Casca com carvão vegetal e mofos naturais. Sabor suave e delicado.

Queijaria Nonna Rosa, Lavras. Guilherme é descendente de italianos e morou um tempo na Itália. Depois que voltou para o sítio da família, resolveu acompanhar a produção de queijos frescos da avó. Foi produzindo e aprendendo com a Nonna, até que assumiu a queijaria quando a avó precisou parar. Começou a deixar os queijos maturarem mais, foi estudando e trocando com queijeiros mais experientes, até que resolveu inscrever seu queijo em dois concursos em 2019. Resultado: medalhas! A partir daí a produção de queijos frescos foi substituída por diversas variações de maturados.

MANTIQUEIRA COM ALECRIM (SP) – Queijo de leite de vaca, maturação média de 60 dias. Massa compacta e untuosa, casca firme e levemente rugosa com alecrim. Sabor suave.

Quem está há mais tempo conosco já conhece a produção do Paulo e da Rosana, mas é sempre bom apresentá-los para os que estão chegando agora no Clube. O casal vem se dedicando aos queijos artesanais há 20 anos. A fazenda, com mais de 100, tem origem no cultivo do café, e algumas instalações originais estão mantidas até hoje para a cura dos queijos em condições naturais de temperatura e umidade. Produzem mais de uma dúzia de queijos de diferentes perfis.

DONA ANTÔNIA (MG) – Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 25 dias. Casca fina amarelada, massa branco palha. Aroma lácteo e leve acidez.

A família de Guto sempre teve fazenda em São Roque de Minas onde ele, quando criança, passava férias. Criado em Belo Horizonte, trabalhou no ramo de T.I. durante anos até o encontro amoroso com Lilian acontecer, em 2012. No ano seguinte, já casados, empreenderam o sonho de viver na Canastra e construiram a própria queijaria.

GRANITO (SP) – Queijo de leite de vaca. Maturação média de 40 dias. Casca rugosa de mofos selvagens, massa cremosa, com notas terrosas e sabor que vai do suave ao intenso dependendo do tempo de vida do queijo.

Érico Kolya largou o mundo corporativo e colocou o pé na estrada em 2015 para viver experiências do campo. Trabalhou numa vinícola na Argentina, uma queijaria nos Alpes Suíços e outra na Alemanha. Com essa bagagem e muito estudo, em 2016 iniciou sua própria queijaria, a Pé do Morro. Lá no sítio ainda acontece o projeto de produção de vinhos e azeites. Um lindo trabalho que ainda trará muitas novidades gastronômicas.

SOBERANO JOVEM (SP) – Queijo de leite de vaca, de massa semi cozida, elástica e suave. Maturação de 60 dias. Notas adocicadas e leve picância que vão se acentuando com o tempo de maturação.

Carolina Vilhena é médica veterinária e filha de fazendeiro. Na infância sempre acompanhava o pai na lida com o gado de corte. Apaixonada pelo clima de fazenda, foi estudar sobre queijos para buscar uma outra relação com os animais. Fez cursos fora do país e começou a fazer seus testes na fazenda em 2017 e logo fundou sua queijaria. Ao longo desses anos a Queijaria Bela Fazenda já elaborou diversos queijos de inspiração europeia, mas sempre com o toque criativo da Carol. É uma importante representante do grupo das novas queijarias paulistas que têm surpreendido o universo do queijo artesanal com muita qualidade e criatividade em seus produtos.
 
Conservação:

Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos meia hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.

BOA DEGUSTAÇÃO!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Junho/2022
Kit Junho/2022
Kit Abril/2022
Kit Abril/2022
Kit Março/2022
Kit Março/2022
Kit Fevereiro/2022
Kit Fevereiro/2022
Kit Janeiro/2022
Kit Janeiro/2022

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.