Kit Março/2022

Kit Março/2022

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 06/03/2022 22:49:18

Olá, assinantes, esses são os queijos do mês:

1. MANDALINHA (SP) – Queijo de leite cru, feito com um blend de leites respeitando sempre um mínimo de 50% de leite de vacas Gir. Casca firme rugosa, lavada semanalmente durante sua maturação de 6 meses. Massa amarelada, untuosa, com notas amendoadas e fundo doce. Baixa acidez. 
Com um trabalho de melhoramento genético de mais de 30 anos e diversos certificados de excelência, a queijaria Pardinho dedica-se atualmente a produção de queijos a partir do leite do gado Gir. Utilizam tachos de cobre importados da França e realizam a maturação em caves e prateleiras de madeira, o que confere sabores, aromas e texturas especiais aos queijos. Uma das queijarias mais estruturadas e premiadas do país.

2. MALACAXETA (SP) – Queijo de leite de vaca. Maturação média de 40 dias. Casca coberta com fina camada de mofos naturais. Massa cremosa de sabor suave e levemente amanteigado.
Os Bolderini são daquelas famílias que resolveram retornar às origens. Em maio de 2018, Felipe Bolderini e sua esposa Talita, 5ª geração da família no sítio, deixaram para trás suas carreiras na área industrial e iniciaram uma pequena produção artesanal de queijos, resgatando a tradição e, ao mesmo tempo, inovando em suas receitas. Seus queijos têm bastante originalidade e por isso sempre estão conosco 
 
3. FAIXA DE CARVÃO (MG) – Queijo de leite cru de cabra, com maturação média de 50 dias. Inspirado no Morbier Francês. Casca firme, massa compacta com uma faixa de carvão em alecrim no sentido horizontal. Sabor característico. 
O Capril Rancho das Vertentes, situado no município de Barbacena, foi criado em setembro de 2014 em Barbacena por Edson da Costa Cardoso, Eloisio Francisco e suas respectivas esposas Sandra Canton Cardoso e Rosangela Canton Francisco, com foco em produção e venda de leite de cabra. Em 2015, planejaram e criaram toda a parte do laticínio para produção de queijos artesanais, produzidos apenas com leite próprio. Em 2016 encerraram a venda de leite e passaram a se dedicar exclusivamente aos produtos lácteos. A partir daí foram muitos cursos e formações da equipe e premiações nacionais e internacionais. Sem dúvida, é um dos principais produtores de queijo de cabra do país.

4. MARANATA JOVEM (MG) – Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 40 dias. Casca firme amarelada, massa semi cozida e semi dura, untuosa, sal discreto e algumas notas florais. 
Henrique é filho de produtor rural e queijeiro dedicado. Já rodou por muitos lugares trabalhando com muitas coisas diferentes, até que resolveu largar tudo e voltar às origens e fazer o que ama: “mexer com pecuária leiteira e queijos”. Comprou seu próprio sítio, o Rancho Maranata, em Virginia (MG) e começou a mexer com leite em abril de 2019. Fez cursos e está desenvolvendo algumas receitas inspiradas em queijos europeus, mas com toques autorais.

5. CUESTA AZUL (SP) – Queijo de leite de vaca, elaborado em antigos tachos de cobre, com maturação média de 4 meses sobre prateleiras de madeira, em caves subterrâneas que garantem estabilidade de temperatura e umidade, condições ideais a todo o processo de afinagem. Casca rugosa tomada por fungos naturais da fazenda e traços de mofo azul na massa. 

6. QUILOMBO (MG) – Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 40 dias. Casca coberta com mofos naturais, massa branca semi cremosa, com notas amanteigadas e acidez moderada.
A história do queijo do Serro tem 3 gerações na família de Ivacy dos Santos, que sempre acompanhou seu pai e avô na lida da roça e já assumiu a fabricação há 15 anos. A queijaria fica no município de Sabinópolis, é certificada no IMA e já recebeu diversas premiações nacionais e internacionais. A maturação é feita de forma tradicional, em tábuas de madeira com cuidados diários.
 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Junho/2022
Kit Junho/2022
Kit Maio/2022
Kit Maio/2022
Kit Abril/2022
Kit Abril/2022
Kit Fevereiro/2022
Kit Fevereiro/2022
Kit Janeiro/2022
Kit Janeiro/2022

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.