Kit Março/2021

Kit Março/2021

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 05/03/2021 15:44:41

Olá, assinantes,

Vamos aos queijos do mês!
 
Nosso primeiro queijo vem de Goiás, cidade de Guapó. Queijaria Serra do Bálsamo. João Vicente trabalha com leite há mais de 10 anos e sempre sonhou com a produção queijeira. Em 2017 fez uma viagem à Portugal e conheceu a produção do famoso Serra da Estrela. Voltou encantado e começou a se preparar. Durante um ano, fez cursos, contratou um especialista e deu início à queijaria. Hoje são 6 tipos de queijos diferentes, todos maturados numa caverna construída especificamente para este fim. Nosso escolhido foi o Furão.

Subindo no mapa, chegamos à Paraíba. De lá, vem o Cariri, da Fazenda Carnaúba. O trabalho com os queijos de cabra teve início com Manoel Dantas Vilar Filho, primo de Ariano Suassuna, em 1979. Mas a história começa antes, por volta de 1972, quando os primos resolveram dedicar-se às cabras nativas do sertão nordestino. De lá pra cá, muita luta e aperfeiçoamento. Resultado: queijos com identidade, cultura e sabor peculiares!

Do estado mais representativo dos queijos artesanais brasileiros, trouxemos dois exemplares. O primeiro é da queijaria Ribeiro Fiorentini, em Governador Valadares. Os produtores Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini vêm da pecuária leiteira e durante a greve dos caminhoneiros em 2018 se viram numa situação de crise: não tinham como escoar o leite que começou a acumular na fazenda. A solução? Produzir queijo, uai! Gostaram tanto que não pararam mais. Foram várias experiências, vivências e trocas com outros queijeiros, além de algumas premiações em concursos! O representante do mês é o Chou

O outro mineirim é o Estação, da Queijaria 50, em Itanhandu. Uma pequena propriedade onde o casal mineiro, Leandro e Lucileide, resolveram recomeçar a vida após um longo período morando no Rio de Janeiro. Ela formada em Gastronomia e ele Consultor de Mercado Financeiro abandonaram a vida agitada do Rio e, após o nascimento do primeiro filho, retornaram para Minas e deram início a um projeto com intuito de produzir queijos finos a partir de leite cru. Nascia então, aos pés da Serra da Mantiqueira, a Queijaria Cinquenta. 

O último representante do mês é o paulista Cuesta Azul.A queijaria Pardinho, da fazenda Sant’Anna, realiza um trabalho de melhoramento genético de mais de 30 anos e possui diversos certificados de excelência. Dedicam-se atualmente a produção de queijos a partir do leite do gado Gir. Utilizam tachos de cobre importados da França e realizam a maturação em caves e prateleiras de madeira, o que confere sabores, aromas e texturas especiais aos queijos
 
FURÃO (GO) – Queijo de leite cru de vaca e massa semi cozida. Maturação média de 60 dias em caverna com alta umidade e baixa temperatura. Casca coberta com pasta de páprica e mofos naturais.

ESTAÇÃO (MG) – Queijo de leite cru de vaca, massa semi cozida. Seis meses de maturação. Um excelente representante dos queijos Mantiqueira de Minas. Casca firme, massa quebradiça com cristais e algumas olhaduras que produzem uma explosão de sabores na boca. Notas florais, amanteigadas e de especiarias presentes. 

CHOU (MG) – Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 40 dias com controle de temperatura e umidade. Casca lavada com pingo, baixa acidez, massa cremosa e sabor lácteo!

CARIRI (PB) – Queijo de leite cru de cabras nativas do sertão nordestino. Maturação média de 40 dias. Sem casca, massa compacta. Sabor suave, mas com presença típica dos toques do leite de cabra e toque herbal proveniente das ervas utilizadas (aroeira, cumaru ou marmeleiro).

CUESTA AZUL (SP) – Queijo de leite de vaca, elaborado em antigos tachos de cobre, com maturação média de 4 meses sobre prateleiras de madeira, em caves subterrâneas que garantem estabilidade de temperatura e umidade, condições ideais a todo o processo de afinagem. Casca rugosa tomada por fungos naturais da fazenda e traços de mofo azul na massa.
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos uma hora antes de degustar. Podem aparecer pontos de mofo durante o tempo de geladeira. Quando não forem naturais do queijo, basta retirar essa parte. 
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Novembro/2021
Kit Novembro/2021
Kit Agosto/2021
Kit Agosto/2021
Kit Julho/2021
Kit Julho/2021
Kit Junho/2021
Kit Junho/2021
Kit Maio/2021
Kit Maio/2021

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.